Vista de Cima do trajeto do tunel circular de 27kmFonte: sofadasala.vilabol.uol.com.br
Após anos de atrasos e com um custo aproximado de 3 bilhões de euros, finalmente o grande acelerador de partículas esta operacional. O LHC (Large Hadron Collider), como é conhecido, é um túnel circular de 27 Km de comprimento construído no subsolo, na fronteira entre a França e a Suíça. Nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2008, os sistema foi testado e dois feixes de prótons foram lançados em sentidos opostos, mas ainda não houve o teste de colisão e nem a aceleração máxima, que serão testados nos próximos meses; os cientistas querem recriar as condições de criação de Big-Bang, em nível sub-atômico
Entre outras coisas confirmar a existência da chamada “partículas de Deus” por alguns estudiosos (o que não é o caso do autor); o Bóson de Higg, a ultima partícula teórica a ser confirmada e completar o “quebra-cabeças” da formação da matéria no Universo. A poucas décadas atrás acreditávamos que o átomo era indivisível, hoje, entre bósons, quarks, glúons, etc, sabem-se que existem 12 partículas de matéria e 4 partículas de força
A importância desses estudos é imensa para a humanidade; as de interações de partículas, como a aniquilação nuclear que ocorre na colisão entre um elétron e um pósitron; uma reação sem perda de calor e que gera uma quantidade de energia gigantesca, no choque, ambas as partículas desaparecem da existência e liberam energia pura. Um pósitron é uma partícula de anti-matéria.
Entre outras coisas confirmar a existência da chamada “partículas de Deus” por alguns estudiosos (o que não é o caso do autor); o Bóson de Higg, a ultima partícula teórica a ser confirmada e completar o “quebra-cabeças” da formação da matéria no Universo. A poucas décadas atrás acreditávamos que o átomo era indivisível, hoje, entre bósons, quarks, glúons, etc, sabem-se que existem 12 partículas de matéria e 4 partículas de força
A importância desses estudos é imensa para a humanidade; as de interações de partículas, como a aniquilação nuclear que ocorre na colisão entre um elétron e um pósitron; uma reação sem perda de calor e que gera uma quantidade de energia gigantesca, no choque, ambas as partículas desaparecem da existência e liberam energia pura. Um pósitron é uma partícula de anti-matéria.
Seccao transversal do tubo principal mostrando os tubos internos,onde os feixes de particulas sao acelerados.
Fonte: guillegg.wordpress.com
Observem esses dados (fonte: Wikipedia); a queima de 1Kg de petróleo produz 4.2×107 J, já a reação de fusão nuclear (como a da bomba atômica) de 1Kg de hidrogênio gera 2.6×1015 J. A reação entre 1Kg de matéria + anti-matéria (neste caso hidrogênio e anti- hidrogênio, respectivamente) gera 1.8×1017 J de energia, ou seja mais de 100 vezes mais que a nuclear!. Não se torna necessário dizer a importância disso para toda a humanidade; alem de gerar muito mais energia para as maquinas, transportes, industrias, essa energia pode viabilizar projetos que hoje apenas são teorias
No seriado Star Trek, as naves estelares são justamente movidas a combustível de matéria de anti-matéria, e as longas distancias são vencidas com o Warp Drive; um dispositivo fictício que torna possível a Dobra Espacial; uma teoria física real. Um dos empecilhos para o construção de um dispositivo desse tipo seria a enorme energia necessária para criar a força que distorce o espaço, enquanto que os propulsores arremessariam a espaçonave nessa “ponte” no espaço, a qual não contraria os princípios da relatividade de Einstein, a qual diz que nenhum corpo pode se deslocar mais rápido do que a luz; na verdade a nave se move a velocidades próximas a da luz, mais quanto mais o espaço for diminuído pela dobra espacial (em Star Trek isso se chama Fator de Dobra), menor será o tempo e assim, maior será a velocidade relativa a da luz
Talvez nós estejamos assistindo o começo de uma Nova Era, como sempre o mundo esta em transformações, tivemos a Idade da Pedra, dos Metais, Idade Media, Renascimento, tivemos o começo da Era Industrial e vimos o começo da globalização e da era da Internet, agora assitimos o começo da Era Espacial, onde o homem novamente ira procurar novas “Terras”, novas civilizações, tal como fez na época das grandes embarcações, de Colombo, com o florescimento da física quântica, das interações subatômicas e da tecnologia resultante teremos a viabilidade dessa nova Era, que a nossa geração ainda vai começar a ver os primeiros passos; a dobra espacial se mostra o único caminho para as outras estrelas... esperamos ansiosos por sua vinda!
No seriado Star Trek, as naves estelares são justamente movidas a combustível de matéria de anti-matéria, e as longas distancias são vencidas com o Warp Drive; um dispositivo fictício que torna possível a Dobra Espacial; uma teoria física real. Um dos empecilhos para o construção de um dispositivo desse tipo seria a enorme energia necessária para criar a força que distorce o espaço, enquanto que os propulsores arremessariam a espaçonave nessa “ponte” no espaço, a qual não contraria os princípios da relatividade de Einstein, a qual diz que nenhum corpo pode se deslocar mais rápido do que a luz; na verdade a nave se move a velocidades próximas a da luz, mais quanto mais o espaço for diminuído pela dobra espacial (em Star Trek isso se chama Fator de Dobra), menor será o tempo e assim, maior será a velocidade relativa a da luz
Talvez nós estejamos assistindo o começo de uma Nova Era, como sempre o mundo esta em transformações, tivemos a Idade da Pedra, dos Metais, Idade Media, Renascimento, tivemos o começo da Era Industrial e vimos o começo da globalização e da era da Internet, agora assitimos o começo da Era Espacial, onde o homem novamente ira procurar novas “Terras”, novas civilizações, tal como fez na época das grandes embarcações, de Colombo, com o florescimento da física quântica, das interações subatômicas e da tecnologia resultante teremos a viabilidade dessa nova Era, que a nossa geração ainda vai começar a ver os primeiros passos; a dobra espacial se mostra o único caminho para as outras estrelas... esperamos ansiosos por sua vinda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário